terça-feira, 27 de junho de 2017

Dietas 1 #LowCarb

Oi gente!
Hoje vim falar sobre um assunto bem polêmico. Dietas.
Estamos vivendo uma era em que felizmente as pessoas a cada dia mais vem se preocupando com sua saúde e a boa forma, mas juntamente disso nascem infinitas dietas, dos mais variados nomes e tipos. Diante de tamanha variedade, devemos ter consciência na hora de optar por alguma, pois as vezes pode ser benéfica de uma visão estética, mas pode não fazer bem á saúde, então procurar a ajuda de um profissional para saber de fato qual a real alimentação que mais se adéqua ao seu caso é a melhor saída sempre! 
Como estamos falando dos variados tipos de dietas, vou citar 6 que estão super em alta em seis postagens seguidas para abranger de uma forma mais objetiva cada uma.

A primeira consiste mais em um estilo de alimentação do que em uma dieta propriamente dita. Bora lá! 


Low Carb


Entre o universo das dietas acredito que essa seja uma das que mais causa polêmica.

A LC é bastante confundida com a "Dieta da Proteína" pelo fato dela ser pobre em carboidratos mas a diferença é que a LC é rica em gordura natural dos alimentos, nela não basta consumir apenas proteína e cortar o carboidrato da alimentação.
Existem muitas variações da dieta LC, com diferentes restrições à quantidade e ao tipo de carboidrato permitido, em uma alimentação normal o consumo de carboidrato costuma ficar entre 45-55% do total ingerido por dia, já na LC há uma redução dessa quantidade, a ingestão diária permanece abaixo de 20% (existe uma grande variação desse valor) do total de carbo por dia.
A pergunta que muitas pessoas fazem é quanto à energia e porque a Low Carb emagrece? 
A LC consiste em utilizar a gordura como principal fonte de energia, que substituirá a glicose que você obtém através dos carboidratos, porque quando ingerimos muita glicose (comemos muito carbo) a insulina estimula a lipogênese armazenando esse excesso de açúcar como gordura, e você ganha peso, aí tendo a ingestão de carbo baixa, vai ter pouca disponibilidade de glicose e redução na liberação de insulina e vai forçar o seu corpo a usar a gordura armazenada.
Outro diferencial da LC é quanto a ingestão de frutas, quando pensamos em emagrecer vem logo a ideia de comer bastante fruta, mas nessa dieta o consumo é bem restrito, pois elas são ricas em carboidratos (pelo açúcar natural, frutose), então a ideia é aderir às que possuem menos carbo, como abacate, coco, morangos, amoras, etc.
Já que falamos em Abacate, ele não é uma fruta de baixa carga calórica, mas o seu diferencial está na composição de suas gorduras. Quase 70% das gorduras do abacate são monoinsaturadas, e também é composto por gorduras poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3), e a Dieta Low Carb se baseia muito nisso, em alimentos que contém gorduras boas e que são uma ótima fonte de energia e saciam, utilizando bastante alimentos como nozes, castanhas do caju e do pará, amêndoas, amendoim, pistaches; e outra gordura muito utilizada na LC até no preparo dos alimentos são, azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, banha.
Outro alimento que é considerado vilão em algumas dietas mas que é permitido dos mais variados tipos na LC, é o queijo, evitando apenas os queijos brancos (ricota, minas frescal, cottage) que tem maior teor de lactose, que é o açúcar do leite. Nesse tipo de dieta também é muito utilizado a nata do leite e o creme de leite no preparo das refeições.
Quanto aos legumes e verduras é muito consumido, e possuem uma grande variedade permitida tendo em vista bastante salada, mas sempre de olho nos que possuem muito carbo, (exemplo, batata e mandioca) esses devem ser evitados.

No quesito proteína sinta-se à vontaders ...
A Low Carb inclui os mais variados tipos de proteína, como peixes, ovos, leite e derivados, soja e carnes, a qual permite de todos os tipos e cortes, inclusive o bacon, nela não é problema a gordura presente nas carnes, evitando somente os embutidos, como as linguiças, que na maioria das vezes possuem açúcar na sua composição.





Na LC o que não entra de forma alguma é o açúcar; Lactose é o açúcar do leite, frutose é o açúcar da fruta, sacarose é o açúcar refinado, mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara também são açúcar e não devem ser consumidos na Low Carb.
Acho que agora vocês entendem o porque eu disse lá em cima que a LC é mais um estilo de alimentação do que uma dieta né?! Não existe um cardápio específico, a intenção é focar na proteína, nas gorduras saudáveis, e ter um baixo consumimo de carboidratos e com baixo índice glicêmico, que a glicose é absorvida em velocidade mais lenta e então não causa picos de glicose e nem de insulina no organismo.
Diferentemente da maioria das dietas ela não possui um cardápio para que haja uma alimentação de exatamente 3 em 3 horas por exemplo, a ideia da LC é comer quando sente fome até se sentir saciado, e por ser rica em gorduras, proteínas, fibras e restrita no carbo, não há fome o dia todo.

Você vai ouvir as mais variadas versões de praticamente todos os tipos de dietas, por isso acho imprescindível a consulta à um profissional que te auxiliará a escolher o melhor para o seu organismo e que mais se adequa ao seu estilo de vida.
Eu tenho a mente muito aberta com relação à essa nova era de dietas, já fiz a LC e adorei o resultado, e achei bem mais fácil de fazer do que parece, apenas é extremamente importante saber exatamente quais são os verdadeiros alimentos que ela inclui para que a dieta seja bem executada e verdadeiramente uma LOW CARB. 
Para quem tiver interesse em saber mais sobre o estilo Low Carb tem o site maraaaavilhoso da Mariana Montezzana (www.vidalowcarb.com.br) que fala só sobre isso! 





Espero que tenham gostado e logo mais posto os outros tipos de dieta!
Beijocas, Nicolle Rettore.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e dicas!